top of page

Tumores malignos e benignos

Os tumores oculares são frequentes, trazem risco de perda visual permanente e um diagnóstico precoce faz toda a diferença

Os principais tipos de tumores da superfície ocular são os carcinomas e melanomas (semelhante ao câncer de pele).

Ardência, coceira, dor, e baixa visual são alguns dos sintomas que podem surgir com o câncer ocular de superfície. Em outros casos, o paciente pode permanecer assintomático por anos, até que se faça o diagnóstico com o oftalmologista.

Vermelhidão e carnosidades com crescimento rápido devem ser sempre investigados com cuidado para a pesquisa de neoplasias. Algumas tumorações malignas podem ser confundidas com pterígio (tumor benigno dos olhos). Por isso o olhar atento do especialista é fundamental para o diagnóstico correto.

Exposição solar, idade avançada, tabagismo e imunossupressão são os principais fatores que favorecem o surgimento destas neoplasias. Dentre esses, a exposição solar é a principal. Pacientes que passaram boa parte da juventude realizando atividades com exposição solar (como trabalhadores rurais) são o principal grupo em risco para o surgimento de lesoes malignas na parte externa dos olhos.

O tratamento depende do tipo e do tamanho da lesão. Varia desde quimioterapia tópica (com colírio quimioterápico), até cirurgias para retirar apenas a lesão ou até mesmo todo o globo ocular.

20220523_111558.jpg
20220613_083711.jpg

Pré e pós operatório de tumor maligno de conjuntiva ocular operado pelo Dr. Fábio Xavier. À esquerda o tumor foi corado com azul de toluidina. 

bottom of page