• fabioxavier0

Cuidados com as lentes de contato

Os usuários de lentes de contato precisam estar muito atentos à manutenção, higiene e outras regras básicas de uso.

1. Nunca utilize lentes de contato sem indicação médica

As lentes de contato gelatinosas utilizam a lágrima dos nossos olhos para permanecerem hidratadas. Qualquer condição que leve ao ressecamento ocular precisa ser tratada antes para não aumentar a chance de ceratite (lesão na córnea). Além disso, as lentes tóricas (com astigmatismo) precisam estar alinhadas com o eixo do cilindro e apenas no consultório médico é possível conferir esse encaixe pois as marcações são microscópicas.

Uma lente mal adaptada (folgada ou apertada) pode não produzir sintomas e causar danos à superfície ocular no longo prazo.

2. Respeite o prazo de descarte das lentes

Mesmo que utilize pouco as suas lentes, respeite o prazo de descarte e troca. O risco de infecções e outras lesões corneanas aumenta quando o prazo é desrespeitado.

3. Utilize apenas soluções próprias para lentes de contato para a higiene.

Nunca utilize soro fisiológico para limpeza e conservação das lentes pelo risco também aumentado de infecções. As soluções de lentes de contato possuem antibióticos específicos que reduzem a proliferação de microrganismos.

4. Cuidado com a água

Não tome banho de chuveiro, piscina ou mar enquanto estiver com as lentes. Microrganismos presentes na água podem aproveitar a presença das lentes para produzir infecções.

5. Retire as lentes para dormir

Os níveis de oxigênio na córnea reduzem muito durante o sono. Ao dormir com as lentes, a falta de oxigênio (hipóxia) pode ser extrema e gerar um quadro de inflamação aguda nas córneas, além de também favorecer infecções.

6. Dê um descanso para os olhos

Evite utilizar as lentes 24h por dia 7 dias na semana. As córneas precisam de tempo para oxigenar. Retire as lentes ao chegar em casa e faça dias de descanso na semana.

7. Lentes não substituem os óculos

Sempre tenha seus óculos atualizados. Não existe usuário somente de lentes de contato. O uso precisa ser intercalado com os óculos para haver descanso para os olhos. Além disso, caso haja suspeita de inflamação, as lentes precisam ser suspensas imediatamente e, para isso, você precisa ter seus óculos disponíveis.

8. Na dúvida, consulte seu oftalmologista

Caso tenha algum sintoma, seja uma vermelhidão ou dor leve nos olhos, suspenda o uso das lentes e procure seu médico. O melhor tratamento é sempre a prevenção.