Pterígio
A famosa carnosidade
O pterígio é um tumor benigno ocular que se inicia geralmente após os 20 anos de idade e tem forte relação com a exposição solar. Ou seja, encontramos mais pessoas com pterígio nos locais onde a incidência solar é maior ou nas profissões que exigem maior tempo no sol sem a proteção adequada (como pescadores, trabalhadores do campo, carteiros, etc).
Algumas dúvidas frequentes:
1) Toda carnosidade nos olhos é pterígio?
Não. O diagnóstico de pterígio parece ser simples. Porém, toda carnosidade deve ser examinada com bastante cuidado a procura de sinais de malignidade. Além disso, outras lesões benignas podem se confundir com o pterígio, como é o caso da pinguécula.
2) Todo pterígio necessita de cirurgia?
Não. Pterígios muito pequenos, sem crescimento, podem ser apenas acompanhados. A partir do momento em que a tumoração estiver crescendo, alterando o grau ou incomodando o paciente esteticamente, a cirurgia se torna importante.
3) Pterígios podem retornar após a cirurgia?
Sim. Em alguns poucos casos o paciente apresenta um novo crescimento da tumoração. Porém, com as técnicas cirúrgicas atuais, essa recidiva é observada cada vez menos.
4) A cirurgia é dolorosa?
Não. Durante a cirurgia o paciente recebe anestesia e não sente dor. Nos primeiros dias de pós operatório pode haver um pouco de dor ou incômodo no local, porém facilmente controlados com analgésicos e antiinflamatórios comuns.
5) A cirurgia leva pontos?
Sim ou não. Em uma das etapas da cirurgia necessitamos realizar a sutura com um fio muito fino que é retirado após uma semana no consultório. Porém, se o paciente preferir, essa etapa pode ser realizada com cola biológica, o que confere maior conforto no pós operatório. O resultado estético, entretanto, é excelente nas duas técnicas.
6) Quanto tempo preciso ficar afastado de minhas atividades após a cirurgia?
Em geral, uma semana. Porém esse tempo pode ser reduzido ou aumentado conforme o caso.


Figura 1. Pré operatório

