top of page
Buscar
  • fabioxavier0

Tenho ceratocone. O que isso significa?

Atualizado: 29 de out. de 2020

Ter ceratocone não é o fim do mundo. A doença que afeta muitos pacientes tem tratamento e muitos deles conseguem voltar a enxergar com qualidade.

Ceratocone é uma doença da córnea (cerato = córnea; cone = formato de cone) onde há um aumento de sua curvatura, geralmente acompanhado também de um afinamento.

Por conta disso, a visão do paciente se torna progressivamente pior e os óculos vão se tornando cada vez mais ineficientes.

O ceratocone tem alta relação com o ato de coçar os olhos e geralmente se inicia na infância e pré-adolescência, onde as alergias têm a sua maior incidência, já que muitos desses pacientes possuem rinite alérgica e asma associadas ao quadro.

O tratamento do ceratocone possui algumas etapas importantes. A primeira delas é o controle da coceira e da alergia ocular. É importante conter as fontes alérgicas e muitas vezes é necessário uma visita ao consultório do alergista para o controle adequado do prurido. Tapetes, cortinas, ventiladores, bichos de pelucia e, principalmente, animais de estimação como gatos devem ser afastados permanentemente.

O método utilizado para melhorar a visão do paciente com ceratocone depende do estágio e da gravidade em que o paciente se encontra e pode variar desde o uso de óculos ou lentes de contato rígidas até os procedimentos cirúrgicos como o implante de aneis intraestromais e, em último caso, o transplante de córnea.

As lentes de contato para o paciente com ceratocone são do tipo rígida pois estas não se moldam ao formato da córnea doente e permitem uma melhor qualidade visual. O desconforto inicial no uso desse tipo de lente é comum e tende a melhorar com o tempo na maioria dos casos.

Para os pacientes que apresentam progressão do quadro existe o tratamento chamado crosslinking corneano, realizado em centro cirúrgico, com a finalidade de aumentar a rigidez da córnea e tentar impedir a progressão da doença.

A inserção de anel intra estromal é uma outra modalidade de procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de tentar regularizar a curvatura corneana e, assim, permitir uma melhora da visão.

Os critérios para realização, ou não, de cirurgias para o ceratocone são vários e dependem do caso e da avaliação do seu oftalmologista.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page