• fabioxavier0

Por que meus olhos coçam tanto?

Coceira (ou prurido) nos olhos é um sintoma muito frequente e possui diversas causas, que podem variar conforme a idade e o perfil de cada paciente.

Uma das maiores causas de prurido ocular nos consultórios é o olho seco evaporativo, que é resultado da evaporação da lágrima excessivamente para o meio ambiente. Essa condição é gerada por diversos fatores e alguns dos mais relevantes são: uso constante de telas como computadores, tablets e celulares; ambientes com ar condicionado; uso de lentes de contato; clima seco e a blefarite.

Mas o que seria a blefarite?

Todos nós produzimos uma oleosidade na borda palpebral que auxilia a lubrificação ocular protegendo a lágrima contra a evaporação. Blefarite é a condição clínica em que produzimos uma oleosidade mais espessa e que não cumpre adequadamente o seu papel. Além disso, ao se acumular nos cílios, forma uma espécie de caspa que acaba irritando a superfície dos olhos e piorando o problema.

Para o controle clínico da blefarite e dos sintomas de olho seco (incluindo a coceira) é recomendado a higienização adequada dos cílios (em geral com shampoo infantil neutro diluído com água) e o uso de lubrificantes prescritos pelo seu oftalmologista.

É importante evitar ao máximo o ato de coçar os olhos, mesmo que a vontade seja muito grande. A prática frequente pode causar piora da inflamação, machucar a superfície dos olhos ou até mesmo gerar doenças mais complexas como o ceratocone (aumento constante da curvatura da córnea).

Diversas outras doenças podem causar prurido ocular. Portanto, na dúvida, consulte sempre o seu médico.